OS PERIGOS DO MERCHANDISING
Ontem estava passando nos canais da tv a cabo, e vi o programa da Ellen Degeneres, no GNT. O programa estava fazendo uma doação para instituições que tratam pessoas com câncer e outras doenças.
A grande questão é: sendo um alimento tão destrutivo, por que a propaganda ainda é permitida? A propaganda de cigarros foi proibida no Brasil há mais de 10 anos. Além disso, sendo um produto tão criticado por ser tão perigoso, a melhor forma de divulga-lo é através do merchandising indutivo, ou seja, uma propaganda subliminar na tv com mensagens ocultas e que levam as pessoas a atribuírem um valor falso ao produto.
Neste programa, a atriz precisava comer muitos donuts para que fosse possível uma maior doação da apresentadora às instituições que cuidam de pessoas com câncer. Isso não lhes parece meio contraditório? Uma empresa que intoxica a população com seu produto fazer propaganda supostamente filantrópica de doações para pessoas que adquiriram as mesmas doenças que a alimentação freqüente de donuts é capaz de provocar.
Parece mesmo paradoxal, mas isso ocorre muitas vezes no marketing em geral. Uma empresa que é a maior violadora da saúde da população tomar certas medidas de merchandising e, vez por outra, fazer doações para minimizar sua imagem negativa diante do mercado.
O que eu acho mais surpreendente é que a maioria das pessoas não se dá conta desses paradoxos. Por exemplo, as empresas que mais prejudicam a saúde humana são aquelas que mais fazem propagandas sobre filantropia a favor da saúde; as empresas que mais destroem o meio ambiente também fazem propagandas sobre preservação ambiental, dentre outros exemplos. E as pessoas acham tudo isso muito normal.
No caso do Donuts, quanto mais donuts a atriz comesse, maior seria a doação para instituições de caridade. Eles querem passar uma mensagem subliminar que diz o seguinte: quanto mais se comer donuts, mais saúde haverá. Essa ideia que a propaganda quer passar é o oposto do que ocorre na vida real. Quanto mais se consume o donuts, menos saúde as pessoas terão.
Autor: Hugo Lapa
Atendimento com Terapia de Vidas Passadas.
MAIL: lapapsi@gmail.com
Deixe um comentário