Estabelecer uma correlação entre Apometria e Espiritismo, além de ser algo dificil, devido a profundidade e novidade dos dois temas, é sempre um desafio, isso por que qualquer conhecimento novo tende a ser inicialmente combatido e rejeitado. Não procuraremos nesta oportunidade discorrer sobre os vários preceitos e postulados do Espiritismo, pois existe abundante material versando sobre o tema. Aqui interessa-nos mais as relações entre a Apometria e o Espiritismo e como estas duas correntes podem caminhar juntas.
A Apometria é muito mais uma metodologia de trabalho ou um conjunto de princípios voltados para técnicas do que propriamente uma doutrina codificada. Já o Espiritismo, por seu lado, possui um aspecto teórico e outro prático, ambos equilibrando-se e complementando-se. A Apometria é um saber extremamente prático e possui abertura suficiente para a construção de um campo doutrinário a partir das experiências que vão sendo realizadas com suas técnicas. Porém, talvez seja mais enriquecedor trabalhar com um conhecimento mais prático, que não se prende a dogmas ou a principios pré-estabelecidos. Com uma doutrina codificada, temos de caminhar da teoria para a prática, da revelação para a experiência, do conhecimento para a confirmação direta deste. A Apometria, ao contrário, é uma ferramenta que nos auxilia a ir do prático para a construção e reconstrução do teórico. Cada pessoa pode ter suas próprias experiências, ir diretamente verificar a validade de cada principio, posto que ela foi preparada para ser muito mais um instrumento, um meio, do que uma sistema. Dessa forma, a Apometria nos orienta e nos conduz para mais perto da base de onde emana todo o saber. Com a Apometria, não há tanta necessidade de crer para depois experimentar, é possível experimentar e dispensar mais rapidamente a crença.
Isso não significa que a Apometria não tenha sua própria base, porém, ela bebe de várias fontes e se configura como um sistema aberto que procura manter sua coesão a partir da experimentação de suas técnicas. O Espiritismo é uma doutrina que procura uma interpretação mais profunda do cristianismo, indo mais diretamente a fonte dos ensinamentos do Cristo. A Apometria, embora seja cristã, não se foca apenas nos ensinamentos de Jesus, mas de todos os grandes Mestres do passado e do presente que inspiraram a criação das diversas religiões e correntes de pensamento.
Espiritismo é basicamente mediúnico. O componente anímico é praticamente repudiado nos meios espíritas. Acredita-se que o animismo é uma interferência da subjetividade do médium dentro do processo de conexão espiritual. Apometria procura mesclar a mediunidade com o animismo, criando uma terapêutica medianímica. O anímico e o mediúnico são duas faces de um mesmo processo de contato com diferentes planos de consciência. A Apometria não usa propriamente a mediunidade, mas também não a dispensa caso ela se apresente. Porém, a tendência dentro dos trabalhos apométricos é a utilização mais generalizada da vidência, no sentido da “visualização” dos planos sutis para a atuação através de energias e técnicas de depuração e harmonização dos níveis de consciência.
O Espiritismo descreve o desdobramento espiritual, mas não aprofunda em sua utilização prática. A Apometria fundamenta uma boa parcela de suas pesquisas no manejo do desdobramento, suas propriedades e aplicações. Porém, o sentido que se dá ao desdobramento no Espiritismo é apenas a saída consciente ou inconsciente do perispírito durante o estado onírico, o que se chama de desdobramento ou emancipação da alma. Na Apometria o desdobramento não se restringe apenas ao perispírito e ao corpo astral, mas aos múltiplos níveis e subníveis, além de desdobrar personalidades de vidas passadas e subpersonalidades. Tanto o Espiritismo quanto a Apometria realizam a desobsessão, porém na Apometria a desobsessão é encarada de forma mais ampla. Existe na Apometria o conceito de desobsessão complexa, que aborda elementos que não se limitam apenas à atuação de um espírito sobre o outro.
Assim, a Apometria utiliza o desdobramento atuando no plano espiritual de forma mais simples e direta. O Espiritismo, apesar de abordar o tema, não apresenta os meios e as aplicações para a efetivação desse tipo de trabalho.
Dr. José Lacerda denomina-se espírita, embora não seguisse a risca todos os ensinamentos do Espiritismo. Dr Lacerda acreditava que o Espiritismo, mais do que uma religião ou uma filosofia, é uma realidade cósmica, transcendente, base e fundamento da cadeia de funcionamento dos mundos, planos, formas e vidas. O próprio Allan Kardec definiu o Espiritismo como tendo um aspecto moral ou religioso, filosófico e científico. Se o Espiritismo não está em nenhum destes três aspectos em separado, mas em uma tríade de amplitude irredutível aos seus revestimentos exteriores, então podemos considerar que o Dr. Lacerda estava correto ao validar o Espiritismo como um conjunto de leis e princípios que formam uma essencial unidade do real. Porém, apesar de ter o Espiritismo na mais alta conta, Dr. Lacerda faz duras críticas aos espíritas ortodoxos e conservadores, que pretendem ser o Espiritismo uma doutrina fechada que não admite revisões e avanços. Sendo o Espiritismo uma doutrina codificada por uma inteligência humana, que tem suas fraquezas e limitações, não pode ser completo e perfeito.
O Espiritismo foi codificado dentro de uma metodologia mediúnica, de contato direto e objetivo com o plano espiritual. O que aconteceria se mais pesquisadores utilizassem essas mesmas investigações com base mediúnica ou anímica para esclarecer a humanidade aprofundando em velhas perguntas e formulando novos questionamentos sobre temas emergentes da atualidade? Certamente teríamos respostas mais aprofundadas e outras que poderiam escapar da origem da doutrina espírita, pois o entendimento do ser humano no grau de consciência em que se encontra no presente abarca uma série de campos de conhecimento e compreensão que não existiam no século XIX. Nesse sentido, o Espiritismo deve deixar de lado seu rótulo doutrinário fechado e passar a ser uma metodologia investigativa dinâmica e pluralista.
Talvez a intenção dos espíritas mais conservadores seja não permitir que o Espiritismo seja engolido pelas novidades espiritualistas que aparecem com a rapidez do pensamento e da criatividade de certos autores oportunistas. Muitos aproveitadores de plantão se apropriam de uma base esotérica ou espiritualista já existente e dão um revestimento levemente diferente e criam novidades, com novos nomes e formas. A casca exterior difere da original, mas a essência do ensinamento é rigorosamente a mesma.
De qualquer forma, ao contrário que muitos acreditam, o Espiritismo tem, em sua origem, um caráter progressista, conforme assinalado nas obras básicas. Alguns espíritas mais conservadores são até mesmo contrários ao que denominam de “obras complementares”, afirmando que apenas a codificação de Kardec contém a base essencial que pode ser definida como espírita. A verdade é que esse dogmatismo só atrapalha o progresso do Espiritismo, fecha perspectivas e impede a abertura de novos campos de investigação. O próprio Kardec afirma “O Livro dos Espíritos não é um tratado completo do Espiritismo; não faz senão colocar-lhe as bases e os pontos fundamentais, que devem se desenvolver sucessivamente pelo estudo e pela observação.” Allan Kardec – Revista Espírita, Julho de 1866 – Visão Retrospectiva das Existências dos Espíritos.
Em “A Gênese”, cap. I, item 13, Kardec explica “(…) enfim, porque a doutrina não foi ditada completa, nem imposta à crença cega; porque é deduzida, pelo trabalho do homem, da observação dos fatos que os Espíritos lhe põem sob os olhos e das instruções que lhe dão, instruções que ele estuda, comenta, compara, a fim de tirar ele próprio as ilações e aplicações.”
Ainda em “A Gênese” Capítulo I, item 55, Kardec define a questão dizendo: “Um último caráter da revelação espírita, a ressaltar das condições mesmas em que ela se produz, é que, apoiando-se em fatos, tem que ser, e não pode deixar de ser, essencialmente progressiva, como todas as ciências de observação. “
Assim, fica claro que o próprio codificador repudiava a estagnação e desejava que o movimento fosse progressista, inovador e principalmente, investigador. A base não fecha o conhecimento, ao contrário, ela dá suporte para que mais e mais fatos e conhecimentos sejam pesquisados, pela via da experiência direta ou por pesquisas junto a espíritos mais adiantados, trazendo tanto um aprofundamento das verdades já conhecidas, quanto novos conhecimentos que não eram possíveis de ser revelados na metade do século XIX.
Muitas vezes, espíritas mais conservadores perdem um precioso tempo procurando fortificar as fronteiras do Espiritismo em relação ao que há de exterior a ele do que propriamente concentrar sua atenção naquilo que tem valor: a essência dos princípios ensinados na codificação, que nem sequer podemos considerar como princípios espíritas, diante do grande número de correntes de pensamento que as ensinam de uma forma ou de outra. Não há um princípio espírita, um espírito budista, um princípio hermético, um principio ou lei rosacruz etc. O que há são tentativas de descrever as leis que regem o Universo, que em última análise, não pertencem a qualquer doutrina ou sistema revelado, mas são naturais e não tem dono.
Apesar deste processo, existem conhecimentos mais profundos que se assemelham ao Espiritismo e encontram paralelo com algumas idéias espíritas, tornando as similaridades impossíveis de não serem notadas. Temos como exemplo a Transcomunicação Instrumental, a Projeciologia, o pensamento universalista de Ramatis, a Regressão a Vidas Passadas, algumas terapias holísticas com o Reiki que se assemelha ao passe magnético, acupuntura, florais, cromoterapia, terapia com cristais, trabalhos de anti-goécia, a Ufologia esotérica, a Umbanda e a Aumbandã (Proto-Síntese Cósmica), a própria Apometria, as EQMs (as Experiências de Quase Morte), a canalização ou chanelling etc.
Todos estes conhecimentos e práticas estão acessíveis nos dias de hoje e vem trazer uma nova visão sobre princípios e idéias que o Espiritismo ensina desde sua codificação. Tudo isso aponta para uma aproximação do Espiritismo com outras áreas do saber humano e espiritual, das quais os espíritas não podem mais ignorar. Obviamente é importante não deixar que o Espiritismo se dissolva dentro desse quadro maior, mas jamais devemos esquecer que a base do Espiritismo são seus princípios e não a forma como estes são apresentados. “A letra mata, o espírito vivifica”. Se os mesmos princípios e leis que o Espiritismo transmite a humanidade forem apresentados com uma nova roupagem porém conservando sua verdade, qual a diferença de nomea-los como Espiritismo, Umbanda, Teosofia, Cabala, Gnose, Hermetismo, Alquimia, Druidismo etc?
Quanto mais estudamos e praticamos o desdobramento consciente, a vidência, a mediunidade, a psicografia, clariaudiência etc, mais descobrimos que podemos a qualquer momento estabelecer esse contato com o plano espiritual de forma simples e eficiente. A Apometria vem demonstrar o quanto podemos desbravar terrenos ainda desconhecidos na prática em vez de permanecermos lendo durante anos livros antigos em bibliotecas empoeiradas. Questionemos aos próprios espíritas se preferem conhecer fatos e energias diretamente percebendo o plano espiritual ou se preferem apenas acreditar na visão psíquica que outros realizaram e vejamos a resposta que eles darão.Tudo no Universo aproxima e inspira o contato cada vez mais estreito com uma realidade superior. As religiões do mundo estão cada vez mais cedendo lugar a escolas de pensamento que propõem um acesso mais nuclear da realidade do espírito. As pessoas não desejam mais crer apenas – elas buscam vivenciar, descobrir por si mesmas, ver a realidade com seus próprios olhos interiores.
Esse contato indireto com o plano espiritual algumas vezes acarreta uma perigosa dependência dos mentores espirituais e da equipe invisível. Muitos espíritas acreditam que é muito mais seguro delegar a responsabilidade para os espíritos de luz do que realizar o trabalho. Toda dependência é problemática, não importa a que ela se refira. Mesmo a confiança absoluta em espíritos superiores pode indicar uma falta de confiança no trabalho que se realiza no centro. Confiança extrema no outro pode sinalizar uma falta de confiança em si mesmo. Devemos sempre lembrar que estamos num caminho evolutivo e tudo que os mentores atingiram em grau de evolução espiritual nós também devemos alcançar. Tudo o que praticamos nos centros espíritas deve servir para nosso adiantamento e não apenas para curas e tratamentos. A evolução espiritual através da reforma íntima é o mais nobre forma de empregar nosso tempo e energia.
Autor: Hugo Lapa
Atendimento com Terapia de Vidas Passadas
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Olá bom dia, gostaria de saber como fasso para passar por uma consulta com vocês, sou Kardecista o centro no qual eu frequento e o Servas de Maria localizado na região do Brooklin,
em uma de nossas reuniões, ouvi falar de apometria, fiquei muito interessado mas não sei como fazer, qual o local ideal para realizar este tratamento.
Fico aguardando sua resposta.
gostaria de saber como posso fazer um tratamento de saúde para meu filho e para mim também, precisamos urgente…..
aguardo resposta com telefones para contato.
meu email é luzia777@live.com
Fones 55 11 21298476, 55 11 37467539 ou cel. 55 11 99859835
atenciosamente,
luzia
Este artigo vem de encontro ao meu pensamento e gostaria de me aprofundar mais no tema. Como poderia fazê-lo? Fico aguardando sua resposta.
Gostaria de marcar horário, para tratamento de saude, para mim e para meu filho, urgente.
Gostaria muito saber mais sobre apometria e como poder fazer-lo. Porfavor um telefone ou endereço pra entrar em contato. Sou espirita kardecista ( sou medium de incorporação,psicografia e psicofonia e no meu mapa astral fala que sou chamã, sinto que tenho algo para fazer e gostaria de saber se a apometria poderia achar ou me ajudar a encontrar melhor meu caminho. Agradeço.
Muito edificadora as informações sobre apometria, gostaria de receber mais informações a respeito.
obrigado,
DAMAR
oi, muito boa estas explicações, eu queria poder receber mais informações sobre apometria, tenho vontade de fazer um curso do mesmo.
sou de Belém – pa. obrigado!
Olá,sou Espírita.
Concordo com o artigo.O importante é o conteúdo.Isso a Doutrina Espírita tem satisfatóriamente.Não vejo nenhuma ameaça ao Espiritismo(como alguns Espíritas conservadores),enxergar os fatos,comunicações,relações com o outro plano ou dimensão de maneira diferente.Só me resguardo diantes de crendices.
São leis naturais,e todas possuem alguma explicação lógica.
Kardec já citava:na dúvida fique com a Ciência,ou seja,com o que possa ser comprovado.
O que não podemos comprovar no momento,não quer dizer que não exista.
obrigado.
olá,eu sou Ilda Barros dos Santos,moro em guarulhos,SP.,estou fazrndo tratamento ,depressivo,ja fazem 2 anos,e ainda tenho muitos surtos,daqueles que saio p/ rua sem saber onde vou,e pior sempre muito tarde da noite,frequento um centro PASCOAL TROVELI,que ja existe a mais de 50 anos..tenho os livros p/ estudo de KARDEC. sempre tento estudar, mas o meu preferido é o ,evangelho segundo o esperitismo…é o que mais me comforta..tentei suicidio 3 vzs.com medicamentos,agora ja aprendi que minha vida,pertence a DEUS,e que não tenho direito de abreviar minha ,desencarnação,..gostaria de saber ,a quem procurar p/fzer regreçaõ,e se isto pode ajudar ,a min saber as causas das minhas pertubaçoes,e sofrimento,que aqui passo,se vcs puderem me ajudar fico miuto agradecida desde ja. f:2304 0434 SP.cel;9504 0436.,ah, naõ sou uma pessoa de posse,até estou processando o INSS,p/pedir minha aposentadoria,por invalidez,pois tomo remédios muito forte,tenho 49 anos..e nem emprego consigo arranjar..obrigada.meu imall. ilda_barros@ig.com.br, tambem estou no ORKUT.
Gostaria muito de saber se através da apometria podemos saber de nossas vidas passadas!
Atendo na Fraternidade Dr. Lourenço uma vez por semana. fiz um curso lá mesmo no ano de 2008, e atendo desde 2009. Existe realmente muita mistura entre espiritismo e Apometria. sou Busista e senti que, com poucas excessões de espiritas, na casa onde trabalho, torceram o nariz por eu não ser da mesma “confraria”, embora como vc tmb citou, a apometria não é Espítita e sim um “tipo tratamento”. talvez eu seja a única Budista que exerça a apometria, e por isso, tenho uma abordagem totalmente diferente nos tratamentos, e inclusive subverto muitas coisas devido a minha orientação mais “orientalizada” e não tão acidental a respeito de Espiritos/ Espiritas. Estou escrevendo um livro, e gostaria de citá-lo no meu glossário se significados de palavras como por exemplo, o animismo, o que é apometria , etc… Tenho bastante conteúdo, mas todos muito unilaterias. Não sou academica, vou contar experiência na visão de um totalmente leigo dentro deste mundo. é descontraido, despretencioso e nada, nada mesmo, técnico, é um romance.
Olá eu sou Elaine de jundiaí, sou esperita Kardecista trabalho ativamente na doutrina sou medim e participo de grupos de estudo.Concordo com o artigo,acho que apometria pode ajudar em muitos casos de obsessão, gostaria de receber maiores informações a respeito, já li alguma coisa sobre o assunto, gostaria de me profundar mais .Acho que poderiamos aplicar essa tecnica em alguns casos,sempre respeitando os ensinamentos de Kardec, seria a união sem a fusão da pratica espirita com as tecnica apometrica.Obrigada
Olá,
Gostaria de saber se ministram cursos de apometria?
Agradeço resposta
Socorro
gostaria saber tudo sobre apometria se ela resolve sobre vidas passadas da ressoluçao.
Boa tarde, gostaria muito de fazer apometria ou até mesmo conhecer centros ou os trabalhos de vocês.
Fernanda marques
Gostaria muito de conhecer sobre apometria.
Grata
onde fazer cursos de apometria, pois achei muito bonito, este tipo de estudo, pretendo ingressar e ajudar pessoas, tenho propositos altruistas
sou de sao josé do rio preto- sp
Quero um endereço para contato, preferencialmente no centro de s paulo. Moro na ACLIMAÇÃO.
Desejo receber novos artigos esse foi de gde interresse. grato
OLA ,GOSTARIA MUITO DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR CURSOS DE APOMETRIA NA ZONA SUL E NA ZONA NORTE DE SÃO PAULO…………NECESSITO URGENTE SE POSSIVEL COM ENDEREÇOS E TELEFONES PARA CONTATO….AGRADEÇO DESDE JÁ CLEIDE
Sou espírita Kardecista praticante, mas gostaria de saber o endereço de alguma Instituição, na zona sul de São Paulo, próximo ao Morumbi, que trabalhe com Apometria.
Estou com um problema grave e urgente e creio que somente através de um trabalho de Apometria poderei solucionar o caso.
Obrigada.
ola, gostaria de saber se existir cursos de apometria, em são paulo, não cobrados, tenho uma irmã que passada por surtos psicoticos, gostaria de saber se posso leva-la para alguma consulta.
aguardo retorno
desculpe , a pergunta correta é se estes cursos sao cobrados ou se as consultas são cobradas
Gostaria de saber o endereço de uma instituição no bairro vila ema zona leste obrigada.
Olá vi seu artigo e me interessei muito sou espirita mas , qui em minha cidade é dificil encomtrar meios para ,compreender
APOMETRI
GOSTARIA DE COMPREENDER MAIS DO ASSUNTO
ABRIGADU !!!!!
oOI , ESTUDEI AS OBRAS DE KARDEK POR ALGUNS ANOS.
AGORA ESTOU ESTUDANDO APOMETRIA,E TUDO Q VEM DIRECIONADO NESTE SENTIDO.
BUSCO CONHECIMENTO,E EVOLUÇÃO, GOSTO DE VER NA PRÁTICA TODOS ESTES CONHECIMENTOS.
VOU CONTINUAR PESQUISANDO, E APRENDENDO CADA VEZ MAIS.
AGRADEÇO AS TODAS AS INFORMAÇÕES.
Ola,
Muito interessante e consistente a sua comparacao dos temas espirita e apometra, creio que voce conseguiu retratar bem as questoes de forma clara e pragmatica. Eu conheco a tecnica, trabalho com ela a alguns anos e continuo na busca do aprendizado e o aperfeicoamento. Eu sou espirita tambem e consigui tambem cituar bem o contexto tecnica animica X aplicacao fraterna crista espiritual.
Eu resido no Canada, e aqui fui convidado a expor a Apometria em um centro espirita kardecista em Montreal, cidade aonde vivo. Aqui no Canada os trabalhos espirituais desenvolvidos por encarnados segue ainda em passos mais curtos e lentos, mas tem progredido. Eu gostaria e referencia-lo em minha palestra, se autorizar-me é claro.
Abracos
Ola,
Eu sou espirita e moro em Montreal; estou buscando informaçoes sobre Apometria e eventual viabilidade no tratamento do autismo. Obrigada!
Ola,
Sou espirita Kardecista gostaria de saber se apomentria ajudaria no tratamento de um jovem com transtorno do humor e com a mediunidade aflorando. obr.
RESIDO EM LONDRINA -PR. ADIQUIRI ALGUMAS INFORMAÇÕES NESTE BLOG E TAMBÉM PELO PORTAL DA ESPERANÇA EM CAÇAPAVA. ADOREI !!! SOU CARDECISTA, GOSTARIA DE SABER SE AQUI EM LONDRINA TEM QUEM TRABALHA COM APOMETRIA . PRECISO DAQUELA ORAÇÃO ,QUE TEM QUE SER LIDA POR VINTE E UM DIAS. TENHO ALGUNS PROBLEMAS QUE TENHO CERTEZA SERÃO EXTERMINADOS ATRAVÉS DA APOMETRIA. GOSTARIA DE UMA RESPOSTA COM UMA CERTA URGÊNCIA., DESDE JÁ AGRADEÇO. .FIQUEM COM DEUS!
Sou adepto do sincretismo religioso, embora o Espiritísmo já é uma espécie de sincretismo religioso. Acredito no Kardecismo, Magia, Ciências ocultas, Cristianismo e em vários filósofos. Conheço uma amiga que faz terapia com médiuns que utilizam a apometria. Não com o intuito de fazer consulta grátis, gostaria muito que médiuns apométricos entrassem em contato comigo, para fazer um “check-up” em mim e na situação em que eu me encontro em outras vidas, nesta e futuramente. Inclusive na situação de meus obcessores, podendo haver intercessão dos médiuns na situação. Meus sinceros agradecimentos. Namastê.
Amigos,A Doutrina Espírita Codificada por Kardec é “Essencialmente”Cosoladora,além de Esclarecedora,portanto todo ato e ou Ação q/venha melhorar a qualidade de vida Material e Espiritual do Ser,cabe,muito bem no seu âmbito.Kardec teve a Missão de codificar os fatos e evidências Espíritas esparsos entre os Sensitivos e estudados por Alguns
Excelentes Pesquisadores.Realizou sua Missão maravilhosamente “Bem”,mas não deu por “Finalizada”‘ a sua obra,portanto tudo q/vier somando ajuda deve
ser “Bem Vindo”,sempre com o cuidado de não fazer “Apologia de Curas” nas
Casas Espíritas.Faço parte de uma Casa que pratica Apometria e sou testemunha dos Bons resultados conseguidos,qdo.é praticada por pessoas
bem qualificadas e esclarecidas .Atentem….Espiritismo Cristão não pode ser
“Sectarista”.
Devo acrescentar que o Espiritismo é uma corrente Universal Dinâmica e Renovadora. Não parou no tempo, nem parou em Kardec porque o conhecimento da ciência e da filosofia contemporâneas, estão corroborando a excelência da doutrina, através de excelentes obras admiradas e aplaudidas por grandes segmentos da população, notadamente aqui, no Brasil. A Verdade ainda não foi totalmente revelada mas estamos no caminho. O espiritismo está aberto a todas as idéias que venham ajudar, trazendo novas luzes e fronteiras para nossa alma eterna e imortal.
Ouví comentários sobre os benefícios alcançados com a Apometria e gostaria de ter mais informações,por exemplo:qual diferença entre a Faculdade Mediúnica de Desdobramento e a Apometria..
Ouví comentários sobre os benefícios alcançados com a Apometria e gostaria de ter mais informações,por exemplo:qual a diferença entre a Faculdade Mediúnica de Desdobramento e a Apometria..
Me chamo Tânia,meu comentário é sobre o resultado da apometria em minha vida que foi de extrema ajuda em um momento muito crítico.Me senti mais confiante e imprecionada com os resultados que obtivemos.Estância Velha-RS
gostaria de fazer apometria de preferencia na zona norte de sao paulo e saber se e cobrado. obrigada daniela
olá
boa noite,
gostaria de um contato urgente para tratamento saude.
Fui assistir uma sessão de pintura mediunica e passei vários dias em transe,pintei a casa todinha,sofá,parede,chão enfim tudo que encontrava fui internada com surto de bibolaridade,mas até hoje não encontrei uma resposta foi algo tão estranho tive uma queda de pressão muito grande isso me fez recordar muito a minha infância e meus traumas.Tomo remedios até hoje.Tem dia que fico triste pois não entendo o quee me aconteceu.Se puder me responde.
estou participando de um grupo da apometria estou gostando .
Só pode tecer comentários a respeito da Doutrina Espírita, que a estuda com frequencia e a exerce, quem a vivencia…atravez da pratica doutrinária. Desculçpem, mas não existe nada ultrapassado na doutrina não….
.
Estou engatinhando , fiz um curso de noções básicas de espiritismo agora vou fazer um de apômetria. Ainda não posso falar quase nada a respeito mas o pouco que aprendi era a resposta que estava procurando para as duvidas que tinha. Era católica tinha muitas duvidas muitos porques aos poucos estou sendo esclarecida. Abraços a todos
Bom dia!
Gostaria de saber sua opinião sobre Apometria Clínica , ou seja, a prática das técnicas apometricas individuais ( terapeuta e paciente) num seting terapêutico.
Sou psicóloga e atuo com práticas complementares e na formação de Apometra obtive a ressalva para não atuar individualmente e fora da casa espiritualista. Não concordo com tal inibição , contudo respeito!
Poderia me orientar nesse sentido?
Grata
Liliane Piotto
liliane.piotto@gmail.com
De fato, a Doutrina é dos Espíritos, iniciou pelos fatos demonstrativos da independência entre a imaterial inteligencia ou espírito e a matéria; também é memorável a oportunidade histórica da divulgação do Pentateuco Kardeciano como o mais eficiente meio de então, para enfrentar o materialismo. E atualmente? Sejam bem-vindas contribuições citadas pelo autor do artigo tendo como alvo a Apometria. Mas, acima disso tudo, prevalece a Boa Nova cuja veracidade é atemporal; Aliás, dos 5 livros básicos do Espiritismo,o Evangelho é aonde mais evidentes estão todos os Princípios e Leis Naturais reveladas pelos Instrutores Espirituais e comentados por Kardec.
Si todos los que tengan algún problema serio, practicasen la APOMETRIA, verán que van a ser altamente beneficiados.
Gostaria de saber em quais locais tem apometria em São Paulo. Favor enviar para meu e-mail. Gostei das explicações.